A leitura tem papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois por meio dela as crianças entram em contato com toda riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.

Como afirma Freire: “Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos.” (FREIRE, 1997, p.25).

Nesta perspectiva, o ato de ler e o ato de escrever são elementos indissociáveis no processo ensino-aprendizagem e devem estar vinculados às necessidades e interesses do público aprendiz.

Portanto deve-se estimular e propiciar ao alcance das crianças os livros infantis, os contos, as poesias, os mitos, as lendas, as fábulas, permitindo-lhes penetrar em seu universo mágico dos sonhos.

Partindo deste princípio oferemos às crianças este projeto iniciado em fevereiro e que culminará em nossa 1ª Exposição do Projeto Literário e Tarde de Autógrafos, assim convidamos todas as famílias para prestigiarem este nosso riquíssimo trabalho.

 

Exposição do Projeto Literário e Tarde de Autógrafos

  • Facebook Montessori
  • Instagram Montessori

Colégio Maria Montessori

Telefones

(11) 5011-0333 

Email: secretaria@montessorinet.com.br

Endereço


Av. Gen. Valdomiro de Lima, 288
Jabaquara - São Paulo